Jair Messias Bolsonaro (PL), não conseguiu uma reeleição e foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno realizado no último domingo, 30 de outubro. Lula deve assumir o cargo no dia 1° de janeiro de 2023. Vídeo: Bolsonaro toma atitude inesperada, não aguenta e chora durante cerimônia das Forças Armadas.
O Chefe Executivo tem optado por uma abordagem mais silenciosa e discreta neste momento. Jair Bolsonaro só se manifestou sobre sua derrota para Luiz Inácio, dois dias depois do segundo turno das eleições. Em um pronunciamento de um pouco mais de 2 minutos no Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro se disse muito grato aos 58 milhões de brasileiros que deram seu voto para ele.
Jair Bolsonaro não parabenizou seu adversário, Lula da Silva pela vitória e não quis responder as perguntas feitas pelos jornalistas, que haviam ficado em peso no hall da Alvorada, esperando um pronunciamento de Bolsonaro. O chefe executivo ficou muito abatido após sua derrota para Lula, tendo recebido 58 milhões de votos e seu adversário 60 milhões.
Os mais de 58 milhões de eleitores de Jair Bolsonaro ficaram desapontados com o resultado das eleições e ainda não se conformaram. O atual presidente é o primeiro a não se reeleger desde 1997, quando essa possibilidade foi instituída.
Na cerimônia de Cumprimentos dos Oficiais-Generais das Forças Armadas, no Clube Naval de Brasília, o presidente se emocionou.
Ao lado de Michelle Bolsonaro, que também se emocionou em vários momentos, Bolsonaro não fez discurso e apenas saudou os participantes do evento e logo após a cerimônia, o presidente almoçou com os militares.
Bolsonaro se encontra muito abatido desde sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, ocorrido no dia 30 de outubro. Desde então, o atual Chefe Executivo tem passado os dias trancado no Palácio da Alvorada e tem recebido seus aliados lá.