Curiosidades

Quando você descobrir o porque que esse bichinho conhecido por TRAÇAS gosta tanto do seu GUARDA-ROUPA, vai ficar chocado!

Vamos ver quantas vezes a história a seguir se repetiu na sua casa: você já sabe qual roupa vai usar para ir a um compromisso, mas quando retira a peça do armário descobre que ela está com vários furinhos. Sua roupa foi banquete para traças. Infelizmente, isso acontece com roupas, documentos, livros e outros bens. Por isso, listamos neste post 3 coisas que você precisa saber sobre as traças.

O que são as traças?
Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera.

Resumidamente, a ordem Thysanura inclui a traça-dos-livros. Sua metamorfose não é completa, então as ninfas (bebês) acabam sendo bem similares aos insetos adultos.

A ordem Lepidoptera, por sua vez, abrange os tineídeos, que ficam pendurados na parede dentro de uma casquinha. Esses vivem primeiro em forma de larva e depois se transformam em mariposas quando atingem a maturidade.

Cada uma tem as suas particularidades, mas também pontos em comum, como a preferência por lugares úmidos e escuros e a capacidade de estragar materiais por onde passam.

Há quem recorra a soluções caseiras para tentar conter o avanço desse bichinho, mas a eficácia desses recursos não vale o risco. Na maioria das vezes, o prejuízo com os bens estragados é muito maior do que o valor da prevenção. E, para conter realmente uma infestação, somente o serviço profissional de controle de pragas é a solução.

O que você também pode fazer é adotar medidas preventivas para diminuir a incidência das invasoras no ambiente.

Dicas de prevenção
A limpeza é a principal aliada na prevenção das traças, por isso, mantenha a casa limpa e arejada;
Aspire regularmente a residência para tirar toda a matéria orgânica de frestas, cantos e áreas escondidas, como debaixo e atrás dos móveis;
Limpe e aspire os armários, principalmente aqueles que são pouco usados;
Utilize telas mosqueteiras nas janelas;
Quando precisar guardar roupas e cobertores por longos períodos, armazene-os em sacos plásticos selados;
Guarde ternos e vestidos delicados dentro de sacos específicos com zíper;
Guarde os livros em um local limpo, seco e fechado. Se a estante for aberta, prefira deixá-la em um ambiente arejado e limpe com maior frequência;
Evite o acúmulo desnecessário de papéis e roupas;
Antes de levar caixas de papelão, livros e jornais antigos para casa, verifique se não estão com sinais de traças.
O que fazer quando elas aparecem
Dependendo da quantidade de insetos, uma boa limpeza com aspirador e produtos de uso doméstico pode resolver o problema. No entanto, se for uma infestação muito significativa, será preciso fazer um controle de pragas com uma empresa especializada.

— Se há muitas traças na residência, provavelmente o local já está cheio de larvas e ovos, aí não adianta só limpar, porque não irá eliminá-las por completo — alerta Hugo.

O biólogo ressalta que o mesmo se aplica às soluções caseiras disponíveis na internet para acabar com a presença dos insetos, como o uso de vinagre e cravo:

— No momento da aplicação, essas receitas podem até incomodar as traças adultas, mas não vão matar os ovos nem as larvas. Depois de um certo tempo, o problema retorna.

Além disso, a tentativa de eliminar os insetos por conta própria aumenta o risco de a pessoa se intoxicar, bem como pode fazer mal às crianças e aos animais domésticos. Hugo salienta que os produtos utilizados nesse serviço são controlados e dependem do uso correto, que deve ser feito por profissionais treinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *